Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

Direção da UNITA endereçou "carta urgente" ao Presidente angolano

Alcides Sakala não avançou qual o conteúdo da carta.
Lusa 29 de Maio de 2019 às 14:48
João Lourenço
João Lourenço, presidente angolano
João Lourenço
João Lourenço, presidente angolano
João Lourenço
João Lourenço, presidente angolano
A direção da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA) endereçou esta quarta-feira uma carta com caráter de urgência ao Presidente angolano, João Lourenço, divulgou o porta-voz do maior partido da oposição angolana.

Segundo Alcides Sakala, hoje de manhã a direção do partido esteve reunida no Cuito, capital da província do Bié, onde se encontra desde terça-feira para a receção dos restos mortais do líder fundador da UNITA, Jonas Savimbi, para analisar a evolução dos últimos acontecimentos relativamente ao programa das exéquias.

Alcides Sakala disse que o presidente da UNITA, Isaías Samakuva, enviou na manhã de hoje "uma carta com caráter de urgência" ao chefe de Estado angolano, mas não avançou qual o seu conteúdo.

"Mantemos o nosso programa das exéquias do Doutor Jonas Savimbi, conforme anunciado. Houve uma pequena alteração. Esta noite por volta das 20:00 o presidente da UNITA vai presidir a uma vigília na cidade do Huambo", salientou.

Ainda hoje, uma delegação dirigida por Ernesto Mulato, a mesma que esteve no Luena, capital da província do Moxico, no princípio deste ano por ocasião da exumação dos restos mortais de Jonas Savimbi, parte do Cuito para o município do Andulo, onde o Governo depositou, na terça-feira, as ossadas do fundador da UNITA.

Os restos mortais de Jonas Savimbi, morto em 22 de fevereiro de 2002 na província do Moxico, leste de Angola, e onde esteve sepultado por 17 anos, estão agora depositados numa unidade militar no Andulo, conforme anunciou o Governo na terça-feira, depois de divergências com o partido e a família.

De acordo com o programa do partido e da família, os restos mortais deveriam ter sido entregues no Cuito, para dar seguimento às atividades de homenagem, que culminam com a cerimónia de deposição dos restos mortais em Lopitanga, a 30 quilómetros do Andulo, no sábado.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)