"Embora o programa moçambicano de combate à tuberculose tenha feito enormes progressos nos últimos anos, o país permanece entre os 14 países mais afetados pela tuberculose. A tuberculose é uma das principais causas de morte e a principal causa de morte de pessoas que vivem com HIV em Moçambique.", refere-se a nota dos EUA, emitida por ocasião do Dia Mundial da Tuberculose.
A verba deverá ser entregue ao Ministério da Saúde para o Programa Nacional de TB em Moçambique, uma iniciativa que os EUA têm apoiado há mais de uma década.
"Graças aos progressos realizados durante este período, assistimos a um progresso incrível nas escolhas disponíveis para o tratamento. Por exemplo, em Moçambique, os pacientes de TB têm agora acesso a tratamento que podem tomar em casa, minimizando efetivamente o risco de transmissão da doença a outros", acrescenta a nota.
Embora continue entre os 14 países mais afetados pela tuberculose, Moçambique atingiu 95,5% nas taxas de deteção, segundo dados oficias.
Moçambique recebe anualmente 500 milhões de dólares (485 milhões de euros) em assistência do Governo norte-americano para reforço de vários setores sociais, com destaque para sociedade e democracia, indicam dados da embaixada de Washington em Maputo.