Os ‘capacetes azuis’ portugueses em missão na República Centro-Africana entregaram diverso material médico que foi doado para o Hospital Pediátrico de Bangui (capital daquele país).
O comandante da 12.ª Força Nacional Destacada na RCA, o tenente-coronel Nuno Larangeiro Neto, e elementos do módulo de saúde da força, entregaram nove camas pediátricas, três berços, uma balança pediátrica, uma marquesa para observação de doentes, oito equipamentos para avaliação de glicémia, 12 carrinhos de bebé e equipamento diverso de proteção individual, "tal como fatos descartáveis, óculos, viseiras, luvas", divulgou esta segunda-feira do Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA).
Todo o material entregue foi cedido pelo Hospital das Forças Armadas (HFAR). "Esta doação irá garantir uma melhoria significativa nos cuidados prestados aos utentes deste Hospital, aumentando exponencialmente as capacidades de internamento, reiterando assim o apoio do Contingente Português à população civil daquele país", refere o EMGFA.
A 12ª Força Nacional Destacada na MINUSCA conta com 215 militares, na sua maioria Paraquedistas do Exército, incluindo, também, um militar da Marinha e três militares da Força Aérea, que constituem uma Equipa de Controlo Aéreo Tático.
Portugal encontra-se na missão das Nações Unidas na RCA desde 2017.