Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

Ministério da Saúde de Moçambique prorroga prazo da segunda fase de vacinação Covid-19

Processo arrancou em 19 de abril e tinha fim previsto para 1 de maio.
Lusa 6 de Maio de 2021 às 18:44
Vacina contra a Covid-19
Vacina contra a Covid-19 FOTO: Reuters
O Ministério da Saúde de Moçambique anunciou esta quinta-feira o prolongamento da segunda fase de vacinação por mais uma semana, reforçando o apelo para a adesão em massa à campanha.

"Apelamos aos grupos elegíveis para esta fase, que por alguma razão não tenham ainda sido vacinados, para se dirigirem aos postos de vacinação", lê-se numa nota da entidade.

A segunda fase da vacinação contra o novo coronavírus arrancou em 19 de abril em Moçambique e tinha fim previsto para 01 de maio, mas agora a conclusão do processo está marcada para 10 de maio.

A ambição do Governo é abranger, nesta fase, 216.771 pessoas de um total das cerca de 16 milhões que o plano prevê vacinar.

Os estudantes finalistas de medicina e os diabéticos não abrangidos na primeira etapa estão entre os grupos prioritários, num processo que conta com 2.643 técnicos de saúde, distribuídos por 313 brigadas.

O processo está a abranger ainda reclusos e funcionários prisionais, doentes com insuficiência renal, cardíaca e respiratória crónica, professores do ensino primário, pessoas residentes em centros de acomodação e membros da Polícia da República de Moçambique, sendo que os três últimos deverão ter mais de 50 anos, bem como jornalistas.

A nota acrescenta que "findo o prazo, as fases subsequentes de vacinação" vão ocorrer assim que o país receber novas vacinas.

O país espera receber, até ao fim deste ano, cerca de seis milhões de vacinas contra o novo coronavírus, segundo o Ministério da Saúde, que admite, no entanto, dificuldades devido à grande procura.

Moçambique tem um total acumulado de 819 mortos e 70.108 casos, dos quais 96% foram considerados recuperados da doença.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 3.244.598 mortos no mundo, resultantes de mais de 155,1 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus - Mapa da situação em Portugal e no Mundo. - Saiba como colocar e retirar máscara e luvas - Aprenda a fazer a sua máscara em casa - Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa. - Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24
Saúde Moçambique Covid-19 Ministério da Saúde de Moçambique medicina preventiva questões sociais
Ver comentários