Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
5

Portugal entrega material a Cabo Verde para reforçar testagem ao Covid-19

Equipamentos permitirão aumentar capacidade no diagnóstico do coronavírus nas ilhas de Santiago e do Fogo.
Lusa 26 de Agosto de 2020 às 10:54
Teste à Covid-19
Teste à Covid-19 FOTO: Direitos Reservados
A cooperação portuguesa entrega esta quarta-feira às autoridades cabo-verdianas, dois equipamentos para a realização de testes de diagnóstico PCR à Covid-19 e material de laboratório, o que permitirá diminuir o tempo de espera da testagem.

A entrega, segundo informação da cooperação portuguesa, é feita através do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua, que se associa à Fundação Calouste Gulbenkian, e visa "reforçar a capacidade de diagnóstico da Covid-19 em Cabo Verde".

O apoio consiste na oferta de dois equipamentos para a realização de exames com a técnica PCR-RT, e materiais para os laboratórios de virologia, que permitirão a realização de mil testes para o diagnóstico da Covid-19 na ilha de Santiago, "duplicando a capacidade de resposta".

Também aumentará a capacidade de resposta na ilha de Fogo, novo foco da pandemia da Covid-19 no arquipélago, "respondendo às necessidades da Região Sanitária Fogo/Brava, e reduzindo significativamente o tempo de espera do resultado dos testes".

Cabo Verde registava ao final de terça-feira um acumulado de 3.568 casos de Covid-19, com 37 mortes. A cooperação portuguesa recorda que a maioria dos novos casos "resultam de transmissão comunitária", levando a que as autoridades tenham vindo a aumentar o número de testes diários, tendo já sido realizados mais de 41 mil testes.

"O aumento do número de equipamentos de PCR-RT ao serviço das autoridades sanitárias em Cabo Verde, para além de ter impacto nos esforços de combate à pandemia de Covid-19, permitirá, a médio e longo prazo, a implementação de outros testes laboratoriais e abrirá possibilidades de desenvolvimento de investigação local", lê-se na mesma nota.

O apoio do Instituto Camões enquadra-se no Plano de Ação na Resposta Sanitária à Pandemia Covid-19, entre Portugal e os Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor-Leste, coordenado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros português, que envolve um investimento de três milhões de euros.

Implica a disponibilização de material médico e proteção individual, num total de cerca de 800 mil itens e 96 ações de formação, ao longo de um ano. A cerimónia de entrega dos equipamentos realiza-se esta quarta-feira, pelas 11h30 locais (13h30 em Lisboa) no Ministério da Saúde e Segurança Social, na cidade da Praia.
Portugal Cabo Verde PCR-RT pandemia Covid-19 coronavírus
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)