Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

Tondela oferece ambulância e material escolar a município de Cabo Verde

São Domingues é uma zona muito movimentada. sendo importante ter cuidados de emergência com condições.
Lusa 18 de Setembro de 2019 às 17:11
ambulância
ambulância FOTO: CMTV
O presidente da Câmara Municipal de São Domingos, ilha de Santiago, Cabo Verde, regressa esta quarta-feira a casa com uma ambulância e material escolar oferecidos pelo município de Tondela, onde esteve durante cinco dias a participar nas festas da cidade.

"Neste momento, vai também comigo uma ambulância que muita falta nos faz e que foi oferta da Câmara, em parceria com os bombeiros. É uma ambulância praticamente nova e vai ajudar-nos e de que maneira, sobretudo no transporte de doentes e não só", congratulou-se Clemente Garcia.

São Domingos situa-se no interior da ilha de Santiago, liga os dois municípios com mais habitantes da ilha, Cidade da Praia e Assomada, e, neste sentido, "é uma zona de passagem obrigatória para quem circula para o interior e acaba por ser uma zona de acidentes"

"E esta ambulância acaba por preencher um grande vazio nesta matéria", sublinha.

Na cidade de Tondela desde sábado, a convite da autarquia portuguesa, o autarca cabo-verdiano participou nas festividades municipais e na Ficton, que terminou no dia 16, feriado municipal.

Desenvolveu também reuniões de trabalho no sentido de aprofundar a cooperação existente.

"Tondela já contribuiu com materiais escolares no passado, que estão na nossa biblioteca municipal. Temos jovens a estudar aqui na escola profissional de Tondela, temos uma grande abertura, se calhar só falta mesmo assinar formalmente uma geminação", contou à agência Lusa.

Clemente Garcia lembrou que foi através de um emigrante, há 12 anos, que conheceu o município de Tondela, numa primeira ajuda em livros escolares e, a partir daí, o autarca cabo-verdiano quis conhecer a cidade beirã e "muito rapidamente a cooperação se foi estreitando".

"Aqui é uma zona industrial e já lancei um repto aos empresários tondelenses para visitarem São Domingos e fazerem uma prospeção e verem quais são as possibilidades, até porque São Domingos tem enormes potencialidades e é praticamente virgem nessas áreas", adiantou.

No entender do autarca, investirem em São Domingos, "e consequentemente em Cabo Verde, seria excelente para diminuir o desemprego jovem, nomeadamente o do concelho" e, neste sentido, Clemente Garcia considerou que "estão lançadas as bases para uma ótima cooperação".
Tondela Cabo Verde Santiago Câmara Clemente Garcia São Domingos política autoridades locais questões sociais
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)