Porto chinês inaugura rota pelo Ártico para ligar China a Inglaterra em 18 dias
Viagem reduz em 22 dias a ligação marítima entre a Europa e o Extremo Oriente. Impossível realizar rota comercial no inverno.
O porta-contentores ‘Istanbul Bridge’ zarpou no dia 22 do porto chinês de Ningbo-Zhoushan e deverá atracar no porto britânico de Felixstowe, 18 dias mais tarde. Uma viagem pioneira que estabelece uma carreira marítima comercial regular pela chamada Passagem do Nordeste no oceano glaciar Ártico, ao longo da costa norte da Rússia.
A rota permite ganhar tempo face aos 40 dias necessários para efetuar a ligação pelo canal do Suez, mas o transporte é mais caro por só poder ser realizado por embarcações de menor dimensão do que os porta-contentores que utilizam a rota do Suez ou do cabo da Boa Esperança.
Porto chinês inaugura rota pelo Ártico para ligar China a Inglaterra em 18 dias
A ligação apresenta outras dificuldades: no inverno o oceano congela, o que inviabiliza a navegação. Esta é também uma zona muito sensível do ponto de vista ambiental.
O avanço no transporte marítimo no Polo Norte ocorre ao mesmo tempo que em Itália surgem projetos para encurtar o tempo das ligações ferroviárias. Dois portugueses têm o nome associado à rota do Ártico.
Figuram entre os pioneiros que navegaram entre o Atlântico e o Pacífico pelo Ártico: João Martins, natural de Aveiro, fez a viagem em 1585 e David Melgueiro (Porto) em 1660.
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