Governo Britânico oficializa referendo sobre permanência na UE

Rainha Isabel II lê o tradicional discurso do governo.

27 de maio de 2015 às 16:34
Isabel II, Queen Elizabeth, Reino Unido, Discurso, Sessão Parlamentar Foto: Reuters
Partilhar

O governo britânico anunciou esta quarta-feira uma proposta de lei para a organização até ao final de 2017 de um referendo sobre "a manutenção ou não" do Reino Unido na União Europeia (UE), no discurso da rainha no parlamento.

O tradicional discurso, lido pela rainha mas redigido pelo governo, apresenta o programa legislativo para os próximos cinco anos e marca a abertura da sessão parlamentar. 

Pub

O referendo pode ser realizado a partir de 2016, mas só depois de concluída uma fase de negociações sobre as condições de permanência do país na UE, segundo o programa. 

Os pormenores da lei serão oficialmente apresentados aos deputados na quinta-feira, à exceção da data exata do referendo. Posteriormente, logo no início de junho, segundo a imprensa, a lei será discutida na Câmara dos Comuns.

Pub

O programa prevê ainda novas medidas para impedir a atividade de "organizações extremistas" envolvidas na radicalização de 'jihadistas' e um polémico projeto sobre dados pessoais de utilizadores que pode vir a obrigar as operadoras telefónicas e os fornecedores de internet a fornecer este tipo de informações.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar