Crianças mortas em praia da Turquia
Dois barcos de refugiados da Síria naufragam em Bodrum.
O drama dos refugiados em fuga para a Europa teve ontem novo episódio sangrento numa praia da Turquia. Pelo menos 12 pessoas morreram afogadas quando tentavam chegar à Grécia e ao sonho europeu. Entre as vítimas, há pelo menos cinco crianças, uma delas de três anos.
Dados oficiais referem que duas embarcações naufragaram na mesma zona da costa sudoeste da Turquia, na península de Bodrum. Ao avistar o corpo de Aylan Kurdi, de três anos, e do irmão Galip, de cinco, caídos na areia, muitas testemunhas entraram em estado de choque.
A tragédia começou com o naufrágio de um barco com 17 pessoas que terá partido de Akyarlar rumo à ilha grega de Kos. Oito pessoas morreram e sete foram resgatadas, havendo ainda dois desaparecidos.
Pouco depois, foi detetada outra embarcação insuflável a afundar-se na mesma rota. Das seis pessoas a bordo, perderam a vida uma mulher e os três filhos menores. Informação oficial refere que eram sírios em fuga de Kobane, cidade na fronteira com a Turquia e uma das mais castigadas pela guerra, que desde 2011 já fez mais de 120 mil mortos, entre eles 14 mil crianças. A cidade esteve cercada pelo ISIS entre setembro de 2014 e janeiro passado.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt