Papa Francisco expulsa do Vaticano ex-cardeal acusado de abuso sexual de menores
É o primeiro caso de um cardeal norte-americano a ser expulso da igreja católica e o primeiro cardeal a perder o seu título em mais de 100 anos.
O antigo cardeal norte-americano Theodore McCarrick foi expulso do sacerdócio católico-romano depois de alegações de abuso sexual de menores, anunciou o Vaticano este sábado.
Em julho de 2018, o arcebispo havia renunciado à função de membro do Colégio de Cardeais e o Papa Francisco tinha ordenado a sua reclusão até ao encerramento das investigações.
Este é o primeiro caso de um cardeal norte-americano a ser expulso da igreja católica e o primeiro caso de um cardeal a perder o seu título em mais de 100 anos.
A exoneração foi comunicada em avanço à reunião entre chefes da Igreja Católica que acontecerá na próxima semana, de maneira a discutir a crise recente de abusos sexuais na Igreja.
As alegações contra o arcebispo norte-americano dizem respeito a abusos sexuais a menores quando este era Arcebispo de Washington, entre 2001 e 2006, e estava a subir na hierarquia da Igreja Católica.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt