EUA enviam mais ajuda humanitária à população da Venezuela
Avião com 200 toneladas de comida e medicamentos aterrou na Colômbia.
Um avião de carga da Força Aérea dos EUA com 200 toneladas de ajuda humanitária para a população venezuelana aterrou este domingo em Cúcuta, cidade colombiana na fronteira com a Venezuela, em preparação para a grande operação de distribuição de auxílio que o líder opositor Juan Guaidó anunciou para o próximo fim de semana e que o regime de Nicolás Maduro promete travar.
Este foi o primeiro de três carregamentos de ajuda dos EUA previstos para os próximos dias, que se vão juntar a um outro carregamento de comida e medicamentos que chegou no início do mês e que se encontra num armazém junto ao aeroporto. Outros carregamentos vão ser enviados para o Brasil e para a ilha de Curaçao.
Guaidó prometeu que uma "avalanche humanitária" chegará à Venezuela a partir do próximo sábado e exortou os seus apoiantes a concentrarem-se na fronteira, vestidos de branco em sinal de paz, para levarem a ajuda aos mais necessitados.
O líder opositor, que anunciará esta segunda-feira os planos da operação, apelou ainda aos militares para permitirem a entrada da ajuda: "Têm uma semana para fazer o que é correto. Vão estar ao lado da vossa família e do povo ou do usurpador que continua a mentir?", questionou. Maduro diz que a Venezuela não precisa de ajuda e que se trata de uma "invasão encapotada" dos EUA.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt