Alyssa treina para ser a primeira a pisar Marte

Norte-americana, de 24 anos, com vasto currículo na área espacial, prepara-se para integrar a primeira missão ao planeta vermelho.

27 de julho de 2025 às 01:30
Alyssa Carson, de 24 anos Foto: Direitos Reservados
Partilhar

Alyssa Carson, de 24 anos, sonha ser o primeiro ser humano a pisar Marte. Um sonho que vem quase do berço, tinha apenas três anos. Desde então, tem-se dedicado para o tornar realidade. Nascida no Louisiana, Alyssa já tem um longo currículo em programas de treino da NASA. Aos sete anos, participou num acampamento espacial. Experiência que repetiu vezes sem conta. Aos 16 anos, tornou-se a pessoa mais jovem a ser aceite na Advanced Space Academy e a concluir um dos principais programas de treino para astronautas da agência espacial norte-americana. Concluiu o programa NASA Passport, visitando todos os 14 centros da agência, participou do programa de ciência PoSSUM da Universidade de Tecnologia da Florida, onde teve treinos de microgravidade, descompressão, mergulho e pilotagem, e terminou a certificação necessária para fazer voos suborbitais, o que significa que já pode voar até ao espaço. Estudou também astrobiologia.

O objetivo, agora, é integrar a missão a Marte que a NASA planeia fazer até 2033. Uma viagem inédita de pelo menos três anos. Seriam precisos seis meses para lá chegar, mais 18 meses a viver lá e mais nove meses para regressar à Terra. “Enquanto estiverem lá, os astronautas vão tentar adaptar-se às condições de vida em Marte, fazer investigação científica e tentar descobrir o máximo sobre o planeta vermelho”, disse Alyssa. “Por agora não há interesse em colonizar Marte. É preciso conhecer o meio ambiente, recolher dados, trazê-los para a Terra. Mas se fosse necessário ficar lá para sempre, não teria problemas”, diz. “Marte é apenas um passo numa longa jornada do Homem na sua descoberta pelo espaço. O Sol um dia vai explodir e, quando isso acontecer, vamos todos com ele”, adverte Alyssa, determinada em encontrar uma nova casa para a Humanidade.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar