A lixeira mais alta do Mundo
Aparelhos não tripulados podem transportar tanto lixo em apenas 10 minutos como 10 pessoas em seis horas.
O lixo é um problema sério no monte Evereste. A situação é tão grave que já foi apelidado de ‘lixeira mais alta do Mundo’. Tendas, cilindros de oxigénio vazios, equipamentos de montanhismo, roupas, latas, plásticos e embalagens de comida são alguns dos objetos que vão sendo deixados para trás pelos alpinistas. Como o ambiente é adverso e a remoção de resíduos é difícil e perigosa, o lixo vai acumulando-se, especialmente nos acampamentos mais altos, como o Acampamento 4, também chamado de ‘zona da morte’. Para combater este problema, as autoridades do Nepal estão a utilizar drones para tornar a montanha mais alta do Mundo num lugar menos poluído. Um sucesso.
Este ano, entre abril e maio, drones transportaram mais de 280 quilos de lixo, em apenas seis minutos.
Os aparelhos não tripulados conseguem transportar cargas pesadas e, segundo uma organização não governamental dedicada à proteção do ecossistema dos Himalaias, são mais “eficientes, económicos e seguros” do que outros métodos.
Em apenas 10 minutos, os drones podem transportar tanto lixo como 10 pessoas em seis horas.
Os drones especiais concebidos para o efeito custaram 17 mil euros cada um, mas foram fornecidos gratuitamente por um empresário da China. No terreno, o custo da operação é assegurado pelas autoridades locais nepalesas.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt