A ponte mais alta do Mundo
O viaduto de Millau, no sul de França, é a ponte mais alta do mundo. Inaugurada ontem, a obra tem 343 metros de altura, 2460 metros de extensão e 32 metros de largura.
O autor da obra-prima da engenharia é o arquitecto britânico Norman Foster, o mesmo que propôs à Câmara de Lisboa a construção de uma torre de cem metros de altura para a zona de Santos. A ponte, que atravessa o rio Tarn entre as planícieas de Rouge e Larzac, encurta a distância entre o norte da Europa e o Mediterrâneo e pode suportar ventos até 250 quilómetros por hora.
Os sete pilares de betão sustentam um tabuleiro de aço de 36 mil toneladas, que ultrapassa em 23 metros a altura da Torre Eiffel. Na obra trabalharam cerca de três mil pessoas, sem que se tenha registado qualquer acidente mortal.
A ponte, com 290 mil toneladas de peso, completa a auto-estrada A75, que liga Paris ao Mediterrâneo. Só amanhã é que o viaduto é aberto ao público. Mas como todas as grandes obras – esta custou 394 milhões de euros –, os utilizadores vão pagar. Os veículos ligeiros pagam 4,90 euros (6,50 em Julho e Agosto) e os camionistas 20 euros.
O atelier de Foster foi o responsável por vários projectos premiados. Entre os mais famosos estão a renovação do Reichtag (Parlamento) alemão, o aeroporto de Hong Kong e a sede do Commerzbank, o edifício mais alto da Europa.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt