Abdeslam foi em outubro à Alemanha buscar três cúmplices
Terroristas foi buscar aliados a centros de refugiados.
Salah Abdeslam, suspeito dos atentados de Paris capturado na sexta-feira em Bruxelas, foi em outubro à Alemanha buscar três possíveis cúmplices a um centro de refugiados, noticiou este sábado a imprensa alemã.
Segundo a emissora regional alemã SWR, que cita "conclusões de investigações policiais", Abdeslam alugou um automóvel em Bruxelas, em seu nome, e viajou para Ulm, no sul da Alemanha, na noite de 2 para 3 de outubro.
"Os investigadores têm a certeza de que Abdeslam era o condutor. O veículo esteve apenas uma hora em Ulm" e partiu de regresso à Bélgica, segundo a televisão.
A presença de Abdeslam a 3 de outubro em Ulm era conhecida desde que uma investigação determinou que Salah e o cúmplice detido com ele na sexta-feira passaram por um controlo policial naquela cidade da Baviera.
Abdeslam estacionou perto de um centro de refugiados
Esse cúmplice utilizou nos últimos meses documentos sírios falsos e documentos belgas que o identificavam, respetivamente, como Munir Ahmed Alaaj e Amine Choukri.
A informação nova é que durante a hora que permaneceu em Ulm, o automóvel de Abdeslam estacionou "perto de um centro de acolhimento de refugiados" cujos residentes eram maioritariamente sírios, segundo a SRW.
"Após uma chamada feita no centro a 3 de outubro foi constatada a ausência de três homens que na véspera se encontravam no centro", noticiou a emissora.
A SRW acrescenta que a polícia alemã está em contacto com as forças policiais belgas e francesas para tentar determinar se algum desses três homens participou nos ataques de novembro em Paris e "como e porquê" Salah Abdeslam entrou em contacto com eles.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt