“Acredito que vamos ter a Gronelândia”: Trump quer controlar arquipélago pertencente à Dinamarca

Trump insiste no controlo da arquipélago pertencente à Dinamarca e diz que residentes “querem fazer parte dos EUA” .

27 de janeiro de 2025 às 01:30
Donald Trump Foto: Carlos Barria/Reuters
Partilhar

O Presidente norte-americano, Donald Trump, mostrou-se confiante de que os EUA vão conseguir controlar a Gronelândia e garantiu que os 57 mil habitantes do arquipélago pertencente à Dinamarca “querem fazer parte dos EUA”.

Questionado pelos jornalistas a bordo do avião presidencial Air Force One sobre a sua intenção de controlar a Gronelândia, Trump respondeu: “Acredito que vamos tê-la. É um problema relacionado com a segurança mundial. Não tem a ver só com os EUA, mas só nós é que podemos garantir a sua liberdade”, disse Trump, numa referência às alegadas ambições territoriais da Rússia e da China na região do Ártico. O Presidente dos EUA tem insistido que os EUA precisam de controlar a Gronelândia por uma questão de segurança nacional e não descartou a possibilidade de usar a força económica ou militar para o conseguir. Tanto as autoridades dinamarquesas como o Governo semiautónomo da Gronelândia têm garantido que o território “não está à venda”.

Pub

No fim de semana, o ‘Financial Times’ revelou pormenores de uma conversa telefónica “horrível” entre Trump e a PM dinamarquesa, Mette Frederikssen, na qual o Presidente dos EUA se terá mostrado “agressivo e confrontacional”. “Antes, era difícil levar esta história a sério, mas depois deste telefonema acredito que se trata de um assunto sério e potencialmente perigoso”, afirmou um diplomata europeu citado pelo jornal.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar