Activistas protestam contra tortura de gatos em aulas de pediatria

A polémica estalou e, nesta semana, centenas de activistas defensores dos direitos dos animais vieram para a rua em protesto contra a alegada prática da Universidade de Washington, em St. Louis (EUA), que recorre a crias de gato como cobaias.<br/>

07 de novembro de 2012 às 12:51
gatos, crias, pediatria, medicina, animais, cobaias, torturas, washington, eua, universidades Foto: Reuters
Partilhar

De acordo com a ‘CBS’, em causa estão torturas realizadas por alunos de Medicina na área da intubação traqueal, que implica a introdução de um tubo na traqueia dos felinos.

Tudo se passa no contexto de um programa de pediatria e os gatos servem de exemplo depois a aplicar em bebés humanos.

Pub

As denúncias dos defensores dos animais alertam para as consequências na saúde dos gatos utilizados nestas aulas. Muitos sofrem hematomas, hemorragias, dores e, em alguns casos mais delicados, chegam a morrer.

Várias organizações já avançaram com processos contra a Universidade de Washington por acreditarem que a prática desrespeita a Lei do Bem-Estar Animal.

Pub

A maioria das universidades norte-americanas abandonou o recurso a animais neste tipo de treinos, apostando em simuladores realistas.

“Os alunos dizem que um gato oferece melhor oportunidade para visualizar as cordas vocais, que se movem, e para aprender a coordenar a intubação com a respiração do animal”, referiu um porta-voz da referida universidade.

O estabelecimento de ensino refere ainda que os animais são bem tratados e, depois das aulas, são adoptados, levando uma vida normal.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar