Adeus simbólico e emocionado de Juan Carlos
Solenidade e emoção no último ato oficial do monarca espanhol após quase quatro décadas de reinado. Felipe VI é hoje oficialmente proclamado rei.
O rei Juan Carlos de Espanha disse ontem adeus ao trono numa cerimónia curta mas recheada de emoção e simbolismo, culminada por um sentido abraço ao filho e sucessor, Felipe, que a partir de hoje assume a coroa.
O último ato oficial de Juan Carlos enquanto rei foi a assinatura do decreto sobre a sua abdicação. A cerimónia, solene e sem discursos, decorreu no histórico Salão das Colunas do Palácio Real de Madrid, o mesmo onde o corpo do general Franco esteve em câmara ardente em 1975 e o próprio Juan Carlos assinou, em 1985, a adesão da Espanha à CEE.
Rodeado pelos membros da família real, representantes do governo e de todos os setores da sociedade, o monarca não conseguiu esconder a emoção pelo fim de um reinado de quase quatro décadas, selado com um forte abraço ao filho Felipe, a quem cedeu depois a cadeira, num gesto simbólico que marca a passagem de testemunho.
O novo monarca, que reinará como Felipe VI, será hoje oficialmente proclamado no Parlamento.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt