Agência de controlo da segurança nuclear dos EUA começou a suspender funcionários
Em causa está o mpasse orçamental que se mantém no Congresso.
A agência federal encarregada e controlar o arsenal nuclear dos EUA começou a suspender trabalhadores devido à paralisia do governo ('shutdown'), devido ao impasse orçamental que se mantém no Congresso, informou o secretário da Energia, Chris Wright.
Em mensagem nas redes sociais, Wright disse que a Administração Nacional de Segurança Nuclear (NNSA, na sigla em Inglês) está a suspender trabalhadores federais, no seguimento da 'shutdown', que começou em 01 de outubro.
Na mensagem não mencionou o número de trabalhadores que vão ser suspensos ou que funções desempenham.
O governo despediu centenas de trabalhadores da NNSA no início do ano, antes de reverter a medida por entre críticas que a ação poderia comprometer a segurança nacional. Críticas similares foram feitas no seguimento do anúncio de Wright.
A agência já adiantou que poderia suspender até 1.400 trabalhadores, em resultado da falta de financiamento causada pelo 'shutdown'. Cerca de 400 empregados federais poderão continuar a trabalhar, juntamente com empreiteiros contratados pela NNSA. A agência também garante a segurança de materiais nucleares em vários locais fora dos EUA.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt