Agência Espacial Europeia assegura orçamento de 22 mil milhões de euros

Por comparação ao orçamento aprovado em 2022, na capital francesa, Paris, há um aumento de cinco mil milhões de euros.

27 de novembro de 2025 às 15:47
Agência Espacial Europeia assegura orçamento de 22 mil milhões de euros Foto: Getty Images
Partilhar

A Agência Espacial Europeia (ESA) assegurou, esta quinta-feira, 22 mil milhões de euros dos Estados-membros para financiar os seus programas nos próximos três anos.

O orçamento foi subscrito no Conselho Ministerial da ESA que, esta quinta-feira, terminou na cidade alemã de Bremen e que reuniu responsáveis governamentais dos 23 Estados-membros, incluindo Portugal, representado pelo ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre.

Pub

Por comparação ao orçamento aprovado em 2022, na capital francesa, Paris, há um aumento de cinco mil milhões de euros.

A ESA esperava garantir 22,2 mil milhões de euros de financiamento, segundo a proposta apresentada pelo diretor-geral, Josef Aschbacher.

Portugal, membro da ESA há 25 anos, comprometeu-se a reforçar a sua participação na agência com 204,8 milhões de euros para 2026-2030, mais 51% face a 2022.

Pub

"É a primeira vez, em comparação com outras conferências ministeriais, que atingimos um número recorde de subscrições e é também a primeira vez que quase atingimos o nível proposto pelo diretor-geral aos Estados-membros", assinalou em conferência de imprensa Josef Aschbacher.

Segundo Aschbacher, o orçamento da ESA revela que "o espaço é extremamente atrativo, extremamente necessário para a sociedade e é um setor económico que está a crescer rapidamente no mundo e na Europa".

"Além disso, é cada vez mais importante para a segurança e a defesa e é uma área em que a Europa precisa de recuperar o atraso. Creio que esta mensagem --- de que a Europa precisa de recuperar o atraso, de avançar e, literalmente, elevar o futuro da Europa através do espaço --- foi levada muito a sério pelos nossos ministros", acrescentou o diretor-geral da ESA.

Pub

Parte do financiamento assegurado para os próximos três anos destina-se ao transporte espacial (4,4 mil milhões de euros), programa científico (3,7 mil milhões), observação da Terra (3,4 mil milhões), exploração humana e robótica (2,9 mil milhões) e conectividade e comunicações seguras (dois mil milhões).

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar