Merkel: "Ainda estamos longe da solução"
Alemanha quer distribuição permanente de refugiados.
A chanceler alemã Angela Merkel avisou esta quinta-feira que o acordo alcançado em Bruxelas para apoiar os países vizinhos da Síria "é apenas um primeiro passo" e que a solução da crise "ainda está longe".
"Estou convencida de que a Europa não precisa apenas de um plano seletivo de redistribuição de refugiados, mas de criar um sistema permanente para fazer essa distribuição de forma justa por todos os Estados-membros", afirmou a chanceler no parlamento alemão. Apesar disso, Merkel saudou os parceiros europeus por terem "reconhecido a dimensão do problema e enviado um sinal de união" após semanas de recriminações mútuas.
Os líderes dos 28 acordaram quarta-feira à noite, numa cimeira de emergência em Bruxelas, disponibilizar mil milhões de euros para ajudar as agências da ONU que prestam apoio aos refugiados nos países vizinhos da Síria, os quais irão igualmente receber apoio da UE. Os 28 decidiram ainda instalar até final de novembro na Grécia e na Itália centros de registo de refugiados, numa tentativa de acelerar o processamento de pedidos de asilo e o repatriamento de migrantes económicos.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt