Alemanha: polícia admite erro humano
Inquérito investiga atuação do controlador da via.
A polícia alemã admitiu ontem que o acidente ferroviário que na terça-feira causou a morte a 10 pessoas na Baviera poderá ter sido causado por erro humano.Segundo a fonte, as autoridades comprovaram que ambas as composições tiveram sinal verde para avançar, o que aponta para um erro do funcionário responsável. Os investigadores descartaram também qualquer possibilidade de avaria no sistema de travagem de emergência, que imobilizaria o comboio no caso de o maquinista passar um sinal vermelho.
"A investigação está centrada na atuação de um controlador da via", avançou fonte oficial à agência Reuters, adiantando que o referido funcionário estava encarregado de operar a sinalização da via.
Recorde-se que os dois comboios circulavam na mesma linha quando colidiram de frente a mais de 100 quilómetros por hora, causando dez mortos e 81 feridos entre os passageiros.
Segundo a fonte, as autoridades comprovaram que ambas as composições tiveram sinal verde para avançar, o que aponta para um erro do funcionário responsável. Os investigadores descartaram também qualquer possibilidade de avaria no sistema de travagem de emergência, que imobilizaria o comboio no caso de o maquinista passar um sinal vermelho.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt