Altas figuras do regime iraniano na mira dos EUA e Israel

Ali Khamenei, líder supremo iraniano, morreu nos ataques israelo-americanos. Corpo terá sido encontrado nos escombros e Telavive diz ter provas fotográficas da morte do aiatola.

01 de março de 2026 às 01:30
Ali Khamenei Foto: EPA
Pezeshkian Foto: Direitos Reservados
Pakpour Foto: Direitos Reservados

1/3

Partilhar

Ali Khamenei, líder supremo iraniano, morreu no ataque dos EUA e de Israel contra o Irão. A confirmação da morte do aiatola surgiu este sábado ao fim do dia por uma fonte israelita, depois de várias incertezas quanto ao seu paradeiro. O corpo terá sido encontrado nos escombros e Israel diz ter provas fotográficas. Documentos relativos aos restos mortais de Khamenei já terão sido enviados ao primeiro-ministro israelita, segundo o ‘The Jerusalem Post’. Khamenei, de 86 anos, sucedeu ao carismático aiatola Khomeini, em 1989. Era a figura política e religiosa mais poderosa do Irão, com autoridade sobre as Forças Armadas, o sistema judicial e a nomeação de grandes responsáveis do regime. Todo o complexo dos seus escritórios, no centro de Teerão, foi destruído.

Os ataques visaram altas figuras do Estado, incluindo também o Presidente Masoud Pezeshkian, de 69 anos, que terá escapado ileso. Foi eleito Presidente em 2024, tornando-se o mais velho a assumir o cargo. Pezeshkian é um médico e político de longa carreira, assumindo a Presidência numa altura de intensa pressão internacional sobre o Irão, devido a tensões regionais e negociações nucleares. Várias fontes garantem que o ministro da Defesa, Aziz Nasirzadeh, no cargo desde agosto de 2024, e o comandante da Guarda Revolucionária, Pakpour, também morreram na ofensiva. Pakpour tinha sido nomeado comandante em junho do ano passado, após a morte do seu antecessor, Hossein Salami, durante a guerra dos doze dias, contra Israel, no ano passado.

Pub

E TAMBÉM

Pahlavi vitória final

O ataque ao Irão é “uma intervenção humanitária. O objetivo é a República Islâmica, o seu aparelho de repressão e a sua máquina de morte, não o país e a grande nação do Irão”, afirmou o filho mais velho do último xá do Irão, Reza Pahlavi, congratulando-se com a intervenção americana. A “vitória final” depende agora do povo iraniano, disse.

Pub

Família de Khamenei

O genro e a nora do aiatola Ali Khamenei terão morrido nos ataques israelo-americanos, avança a agência de notícias iraniana Jamaran.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar