Andy Burnham confirma que se vai candidatar a primeiro-ministro do Reino Unido
Deputado trabalhista fez o anúncio numa publicação na rede social X, minutos depois de Starmer anunciar a demissão.
Andy Burnham confirmou que vai candidatar-se à liderança do Partido Trabalhista e ao cargo de primeiro-ministro, alguns minutos depois de Keir Starmer ter anunciado a demissão, esta segunda-feira.
"A sua decisão [de Starmer] marca o início de uma transição e é importante que este processo seja conduzido de forma ordenada e responsável. Apresentar-me-ei como parte deste processo", escreveu Burnham numa publicação na rede social X. "O país espera estabilidade, seriedade e uma atenção contínua aos temas que mais importam, e é exatamente isso que terá", escreveu ainda.
Keir has given huge service to our country and I want to thank him for his leadership and dedication during such a challenging period.
— Andy Burnham (@AndyBurnhamGM) June 22, 2026
His decision marks the beginning of a transition and it is important that this process is conducted in an orderly and responsible way. I will…
O deputado trabalhista Andy Burnham venceu as eleições intercalar de Makerfield, na quinta-feira, garantindo o desejado lugar na Câmara dos Comuns. Na noite eleitoral, Burnham, de 56 anos e conhecido como ‘O Rei do Norte’, disse que a vitória por uns decisivos 55% contra o 35% dos candidato do Partido Reformista podia ser "um virar de página" na política britânica.
Keir Starmer anunciou a demissão, esta segunda-feira, num discurso emotivo. Starmer disse que assegurará as funções até que haja um sucessor.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt