Anjo com cara de Meloni numa basílica de Roma é alvo de investigação
Responsável pelo restauro nega ter alterado a imagem para ficar parecida com a primeira-ministra italiana. Obra passou a ser o centro das atenções na Basílica de San Lorenzo in Lucina.
A diocese de Roma e o ministério da Cultura italiano estão a investigar o restauro de um anjo da Basílica de San Lorenzo in Lucina, no centro de Roma, que depois da obra de restauro ficou com o rosto idêntico à primeira-ministra italiana Giorgia Meloni. Apesar da controvérsia, a governante reagiu com humor ao sucedido através de uma mensagem nas redes sociais: "Não, eu definitivamente não pareço um anjo", escreveu Meloni na mensagem a que juntou um emoji a rir.
A notícia surgiu com grande destaque na primeira página do jornal La Repubblica durante o fim de semana, dando conta de que a imagem tinha sido alterada propositadamente para ficar parecida com a chefe do governo italiano. E para isso mostrava fotografias do antes e do depois do restauro.
O responsável pelo restauro, Bruno Valentinetti, que foi também o criador da obra, negou tal intenção, referindo que a primeira-ministra estava nos olhos de quem vê e que se limitou a restaurar a pintura original, que criou em 2000.
Certo é que tanto a diocesse de Roma como o ministério da Cultura italiano estão a investigar o caso.
O pároco da basílica, Daniele Micheletti, referiu à agência de notícias ANSA que as decorações da capela foram retocadas devido a danos causados por infiltrações de água.
"Reitera-se com firmeza que as imagens de arte sacra e da tradição cristã não podem ser usadas indevidamente ou exploradas, uma vez que se destinam exclusivamente a apoiar a vida litúrgica e a oração pessoal e comunitária", afirmou por sua vez a diocese de Roma, num comunicado.
A verdade é que, com toda esta controvérsia, a basílica, uma das mais antigas de Roma, passou a ter mais visitantes nos últimos dias, todos curiosos e interessados em tirar fotografias ao anjo que está perto do altar-mor, perturbando muitas vezes o desenrolar da missa.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt