'Apagão' suspeito deixa 160 mil casas sem luz no sudeste de França

Há suspeitas de fogo posto em subestação elétrica e sabotagem em poste de alta tensão.

25 de maio de 2025 às 01:30
'Apagão' provocou o caos no trânsito Foto: EPA/Lusa
Partilhar

As autoridades francesas estão a investigar as causas de um ‘apagão’ que deixou este sábado mais de 160 mil residências sem eletricidade na região de Cannes, no sudeste de França, coincidindo com o último dia do célebre festival de cinema daquela cidade. Os primeiros indícios apontam que se terá tratado de um“ato intencional”.

Segundo as autoridades locais, um primeiro corte de energia ocorreu por volta das 2h45 locais (menos duas horas em Lisboa) na sequência de um incêndio de origem suspeita numa subestação elétrica na localidade de Biançon, próxima de Cannes. O abastecimento elétrico foi rapidamente reposto, mas a rede ficou enfraquecida e, horas depois, por volta das 10h da manhã, a queda de um poste de alta tensão em Villeneuve-Loubet voltou a provocar o colapso da rede. Segundo fonte oficial, três dos quatro cabos de sustentação do poste de alta tensão foram cortados, tudo apontando para que se tenha tratado de um “ato de sabotagem”.

Pub

O ‘apagão’ deixou mais de 160 mil casas sem eletricidade, interrompeu os serviços ferroviários, obrigou ao fecho de lojas e restaurantes e provocou o caos no trânsito, mas não afetou o festival de Cannes, cuja energia foi assegurada por geradores.

Este corte de eletricidade ocorre menos de um mês depois do gigantesco ‘apagão’ que deixou Portugal e Espanha à escuras, e no qual foi, para já, descartada a possibilidade de sabotagem.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar