Manifestantes bolsonaristas furam barreira policial e entram no Palácio do Planalto

Polícia usou gás lacrimogéneo para tentar dispersar os manifestantes.

08 de janeiro de 2023 às 18:27
Manifestantes bolsonaristas furam barreira policial e entram no Palácio do Planalto Foto: Twitter/Direitos reservados
Apoiantes de Bolsonaro invadem Congresso Nacional em Brasília Foto: Twitter/Direitos reservados
Invasão ao Congresso brasileiro Foto: ADRIANO MACHADO/Reuters
2023-01-08_19_29_58 2023-01-08T192638Z_2125614868_RC2IMY99GZOW_RTRMADP_3_BRAZIL-POLITICS-VIOLENCE.JPG Foto: Adriano Machado/Reuters
Manifestantes bolsonaristas furam barreira policial e entram no Palácio do Planalto Foto: Adriano Machado/Reuters
Manifestantes bolsonaristas furam barreira policial e entram no Palácio do Planalto Foto: Adriano Machado/Reuters
Manifestantes bolsonaristas furam barreira policial e entram no Palácio do Planalto Foto: Adriano Machado/Reuters

1/7

Partilhar

Aliados radicais do ex-presidente doi Brasil Jair Bolsonaro invadiram, este domingo, o Congresso Nacional, em Brasília, e conseguiram entrar no Palácio do Planalto, a sede da presidência brasileira, e no Supremo Tribunal Federal. Os invasores estão a vandalizar as três instituições, a partir vidros, portas e equipamentos, a revirar gavetas e a destruir documentos.

Os extremistas conseguiram invadir os prédios públicos depois de terem ultrapassado as barreiras humanas e físicas colocadas em redor pela polícia brasileira. Vídeos mostram que o número de agentes da polícia da capital era insuficiente, o que já tinha acontecido no dia 12 de Dezembro, quando radicais de extrema-direita, apoiantes de Bolsonaro, queimaram dezenas de veículos e tentaram invadir a sede da Polícia Federal sem que a polícia agisse.

Pub

Às 19 horas, havia confrontos em várias partes de Brasília entre extremistas e forças policiais. Dentro do Congresso e do Supremo Tribunal, agentes de segurança das duas instituições enfrentavam os manifestantes como podiam, mas sem um reforço maciço da polícia pouco podiam fazer.

O governador de Brasília, Ibaneis Rocha, que comanda as forças de segurança da capital brasileira, é apoiante declarado de Jair Bolsonaro e tem-se recusado a tomar atitudes mais firmes contra os radicais que estão acampados na cidade desde 30 de Outubro, quando Lula da Silva derrotou Jair Bolsonaro nas presidenciais.

Pub

O novo ministro da Justiça e da Segurança Pública, Flávio Dino, já tinha tentado proibir manifestações de extremistas este domingo na região onde ficam os ministérios e o Congresso, mas o governador permitiu.

Os radicais que estão a invadir os edifícios do governo em Brasília exigem que as Forças Armadas desencadeiem um golpe de Estado para derrubar Lula, que tomou posse no domingo passado, dia 1, e devolver a presidência a Bolsonaro, que está nos EUA, para onde fugiu dois dias antes do fim do mandato para não ser preso.

Lula da Silva encontra-se no interior de São Paulo, para visualizar os estragos provocados pelas chuvas torrenciais que têm caído nos últimos dias.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar