Arábia Saudita retoma bombardeamentos no Iémen
Morreram mais de 1.600 pessoas, desde março, no Iémen.
A coligação internacional liderada pela Arábia Saudita retomou hoje os ataques aéreos no Iémen após uma trégua de cinco dias, complicando a distribuição da ajuda humanitária que começa a chegar ao país.
De acordo com uma fonte diplomática ocidental, citada pela agência noticiosa francesa AFP, as forças sauditas constataram que os rebeldes xiitas 'huthis' aproveitaram a trégua para posicionar artilharia pesada em zonas próximas da fronteira com a Arábia Saudita.
"(Para os sauditas) trata-se de uma violação direta do cessar-fogo", declarou a mesma fonte à AFP.
Sem qualquer declaração sobre o fim da trégua, as forças sauditas, as mais ativas da coligação, retomaram a campanha de ataques aéreos e bombardeamentos, que tinham sido suspensos na terça-feira.
As tropas destacadas na fronteira bombardearam posições 'huthis' depois de fogo proveniente do norte do Iémen, noticiou a Al-Arabiya, cadeia de televisão saudita, com sede no Dubai.
Aviões da coligação visaram também, esta madrugada, posições rebeldes em Aden (sul), de acordo com fontes militares e testemunhas. Pelo menos cinco veículos 'huthis' foram destruídos, acrescentaram.do cessar-fogo por mais cinco dias.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt