Aterragem de emergência mata 47 pessoas
Os ventos fortes provocados pela passagem do tufão 'Matmo' terão estado na origem do acidente. (Atualizada às 18h48)
Quarenta e sete pessoas morreram, esta quarta-feira, na sequência da queda de um avião que realizava a manobra de aproximação à pista do aeroporto de Magong, na ilha Penghy, a oeste de Taiwan. Outras 11 ficaram feridas. A bordo seguiam 58 pessoas, 54 delas eram passageiros e as outras quatro tripulantes.
Ventos fortes terão estado na origem do acidente com um avião da companhia aérea TransAsia. O avião é um bimotor ATR 72 e despenhou-se na segunda tentativa de aterragem. Na ocasião, a zona apresentava más condições meteorológicas, com chuvas fortes e escassa visibilidade. O tufão 'Matmo' assolou Taiwan na quarta-feira, trazendo consigo chuvas e ventos fortes que obrigaram ao fecho dos mercados financeiros e das escolas da ilha. Após passar por Taiwan, o tufão dirigiu-se para a China e perdeu intensidade, tornando-se uma tempestade tropical.
"Transportámos 11 pessoas ao hospital com ferimentos. Alguns edifícios de apartamentos devolutos adjacentes à pista pegaram fogo, mas ninguém estava lá dentro no momento e o fogo já foi extinto", afirmou Wen Hsi-Guang, um porta-voz dos bombeiros locais. Cerca de 100 bombeiros foram enviados para o local, bem como 152 militares e 255 policiais, acrescentou a mesma fonte.
Vários canais de televisão da ilha mostraram imagens do presidente da TransAsia, Chooi Yee-Choong, a curvar-se em desculpas após o acidente. "Expressamos as nossas mais profundas desculpas a todos para este evento infeliz", afirmou o líder da companhia aérea.
A TransAsia Airways é uma companhia aérea com sede em Taiwan. Tem uma frota de cerca de 23 aeronaves, operando principalmente voos de curta distância em rotas domésticas. Para além dos voos em Taiwan, a companhia opera em ligações com a China continental, o Japão, a Tailândia e o Camboja.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt