Ativistas russos na Alemanha preveem eleições manipuladas para "legitimação de Putin"
Organizações russas pró-democracia estarão atentos a sinais da oposição interna.
As organizações russas pró-democracia na Alemanha antecipam que o ato eleitoral desta semana na Rússia seja totalmente manipulado, apenas para "legitimação" de Vladimir Putin nas urnas, mas estarão atentos a sinais de vida da oposição interna.
Olga Galkina foi membro do parlamento em São Petersburgo e deputada municipal. Nunca planeou deixar a Rússia, mas em março de 2022, já depois da invasão da Ucrânia, foi constituída arguida num processo-crime por "terrorismo telefónico", depois de a polícia ter efetuado uma busca na sua casa.
"A pena podia ir até sete anos de prisão. Tive de escolher, maternidade ou ativismo. Naturalmente, escolhi os meus filhos, que tinham na altura seis e nove anos. Estavam muito assustados (...) Partimos em meados de março de 20022 e são já dois anos de emigração forçada", conta, em entrevista à agência Lusa.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt