Atropelamento intencional faz cinco feridos na Ilha de Oléron em França

Homem atropelou transeuntes e ciclistas que seguiam numa estrada ao longo de vários quilómetros. Viatura foi incendiada.

06 de novembro de 2025 às 01:30
Atropelamento intencional faz cinco feridos na Ilha de Oléron em França
Partilhar

Pelo menos cinco pessoas ficaram ontem feridas, duas das quais em estado muito grave, após um homem atropelar deliberadamente várias pessoas ao longo de vários quilómetros na ilha de Oléron, em Charente-Maritime, França.

O suspeito, de nacionalidade francesa e residente na ilha, usou o próprio veículo para atropelar pedestres e pelo menos um ciclista. Depois tentou incendiar o carro, mas acabou por ser detido, tendo oferecido alguma resistência. Teve de ser “imobilizado com uma arma de choque”, segundo as autoridades. Ficou sob custódia policial por “tentativas de homicídio”.

Pub

Apesar de haver relatos de que terá gritado “Allahu Akbar”, ou seja, “Deus é grande”, no momento da detenção, as autoridades não avançaram qualquer motivação para o ataque. O homem, com um histórico de problemas relacionados com álcool e drogas, já tinha sido identificado por outros “delitos menores”, mas não é conhecido pelos serviços de inteligência por radicalização, disse o ministro do Interior, Laurent Nuñez, que se deslocou ao local. O nome dele também não consta de uma lista do Governo francês com nomes associados ao terrorismo.

Entre as vítimas em estado crítico está a assessora do deputado Pascal Markowsky, do partido Reagrupamento Nacional. Emma Vallain, de 21 anos, estava a correr quando foi atropelada.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar