Autor do atentado de Berlim recebeu ordens diretas do Daesh

Amri lançou um camião de grande tonelagem contra um mercado de Natal na Alemanha, arrastando uma multidão.

15 de abril de 2017 às 09:28
Anis Amri
Anis Amri
Foto: Direitos Reservados
Itália, Anis Amri, Natal Foto: EPA

1/4

Partilhar

O tunisino Anis Amri, autor do atentado contra o mercado de Natal de Berlim, no qual morreram 12 pessoas, recebeu ordens diretas da cúpula do Daesh, informa este sábado o semanário Der Spiegel.

O semanário refere que os serviços de segurança alemães receberam esta informação a 8 de janeiro, transmitida pelos Emirados Árabes Unidos.

Pub

De acordo com o semanário, os Emirados transmitiram aos serviços de segurança alemães que o 'jihadista' recebeu a ordem de levar a cabo uma "operação no exterior" de um comandante do EI, conhecido como Abu Baraa al-Iraki.

Na noite de 19 de dezembro, Amri lançou um camião de grande tonelagem, que tinha roubado, contra o mercado de Natal de Berlim, arrastando uma multidão.

O 'jihadista' tunisino tinha chegado à Alemanha em 2015, registou-se como refugiado, mas o seu pedido foi rejeitado e estava classificado como "perigoso" pelos serviços secretos, que seguiram os seus passos durante meses, sem nunca o expulsar.

Pub

Amro foi morto dias depois do atentado pela polícia italiana, num controlo de rotina, após ter passado, em fuga, por vários países europeus.

Este caso deu origem a um conjunto de acusações de negligência na vigilância policial entre as autoridades do Estado da Renânia do Norte-Westefalia (oeste), onde residiu como requerente de asilo, e as de Berlim, onde cometeu o atentado.

Segundo o Der Spiegel, atualmente há na Alemanha cerca de 600 pessoas classificadas como "perigosas", nas quais se observou uma forte radicalização.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar