Avião A380 da portuguesa HiFly atingido por manga de embarque em Paris
Maior aparelho do mundo foi adquirido em junho e está agora parado para reparações.
O Airbus A380 da companhia portuguesa HiFly cancelou as operações e está a ser reparado depois de uma manga de embarque do aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, ter atingido um dos motores do avião.
O aparelho - que é o maior do mundo em operação comercial de passageiros - encontrava-se ao serviço da Air Austral e deveria efetuar a ligação entre a capital francesa e a ilha de Reunião, no oceano Índico. O incidente deu-se sem passageiros a bordo e obrigou ao cancelamento do voo e à reparação dos danos causados no motor.
A empresa adquiriu em junho o A380 juntando-se assim ao restrito grupo de companhias aéreas europeias a operar aquele Airbus. As restantes são a Lufthansa, Air France e British Arways.
A aquisição, cujo montante envolvido não foi revelado, realizou-se através da subsidiária da Hi Fly em Malta. O Airbus A380, que anteriormente esteve ao serviço da Singapore Airlines, tem uma configuração capaz de transportar um total de 471 passageiros (12 em primeira classe, 60 em business e 399 em económica). Uma configuração compactada apenas para classe económica permite ao A380 transportar mais de 800 pessoas. A Hi Fly opera uma frota de 15 aeronaves Airbus em regime quase exclusivo de ‘wet lease’ – fornecimento de aviões com tripulação, manutenção e seguros. Foi exatamente este o fornecimento que a companhia deveria ter feito à Air Austral.
A aquisição, cujo montante envolvido não foi revelado, realizou-se através da subsidiária da Hi Fly em Malta. O Airbus A380, que anteriormente esteve ao serviço da Singapore Airlines, tem uma configuração capaz de transportar um total de 471 passageiros (12 em primeira classe, 60 em business e 399 em económica).
O aparelho, que ainda não tem condições para operação comercial nos aeroportos portugueses, aterrou em junho em Beja onde estive estacionado uns dias antes de iniciar as operações ao serviço da HiFly.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt