Três desaparecidos em queda de avião militar americano no Pacífico
Acidente aconteceu no Mar das Filipinas. Foram resgatados com vida oito ocupantes.
Um avião militar dos Estados Unidos, com 11 pessoas a bordo, despenhou-se no Oceano Pacífico na altura em que se dirigia para o porta-aviões USS Ronald Reagan, disseram fontes da Marinha norte-americana.
O ministro da Defesa do Japão disse que oito dos 11 tripulantes do avião militar norte-americano que se despenhou no mar das Filipinas foram detetados. Pouco depois, a 7ª Esquadra americana emitiu um comunicado a confirmar que os oito ocupantes resgatados "estão bem", continuando desaparecidas três pessoas. "As operações de busca e resgate continuam, com o envolvimento da Marinha Americana e da Força de Auto-Defesa Marítima do Japão", lê-se no documento.
8 personnel recovered following C2-A crash have been transferred to #USSRonaldReagan for medical evaluation and are in good condition. Search and rescue efforts for three personnel continue with @USNavy and #JMSDF ships and aircraft on scene. https://t.co/uuIWd9SUSF pic.twitter.com/rvFC81Qbqq
— 7th Fleet (@US7thFleet) 22 de novembro de 2017
De acordo com o Ministério da Defesa do Japão, o avião C-2 despenhou-se a 150 quilómetros a noroeste do atol japonês de Okinotoroshima na altura em que participava num exercício naval conjunto entre as forças japonesas e norte-americanas no Pacífico.
De acordo com um comunicado da 7.ª Esquadra da Marinha de Guerra dos Estados Unidos, com base no Japão, as operações de busca e resgate foram acionadas de imediato.
"A operação de resgate dos tripulantes está em curso sendo que a avaliação das condições de saúde dos tripulantes vai ficar a cargo das equipas médicas do USS Ronald Reagan", refere o comunicado.
O local do incidente localiza-se no mar das Filipinas a sudoeste da base naval norte-americana de Okinawa.
As identidades dos tripulantes ainda não foram divulgadas e as causas do acidente ainda não foram determinadas, acrescenta a Marinha dos Estados Unidos.
A Marinha dos Estados Unidos registou este ano dois incidentes no Pacífico e que provocaram a morte a 17 marinheiros o que provocou o afastamento de oito oficiais de alta patente, incluindo o comandante da 7.ª Esquadra.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt