Três desaparecidos em queda de avião militar americano no Pacífico

Acidente aconteceu no Mar das Filipinas. Foram resgatados com vida oito ocupantes.

22 de novembro de 2017 às 09:19
Avião C2 da Marinha americana Foto: Direitos Reservados
porta-aviões uss reagan Foto: Twitter
O porta-aviões americano USS Ronald Reagan Foto: Reuters
O porta-aviões americano USS Ronald Reagan Foto: Reuters
O porta-aviões americano USS Ronald Reagan Foto: Reuters

1/5

Partilhar

Um avião militar dos Estados Unidos, com 11 pessoas a bordo, despenhou-se no Oceano Pacífico na altura em que se dirigia para o porta-aviões USS Ronald Reagan, disseram fontes da Marinha norte-americana. 

O ministro da Defesa do Japão disse que oito dos 11 tripulantes do avião militar norte-americano que se despenhou no mar das Filipinas foram detetados. Pouco depois, a 7ª Esquadra americana emitiu um comunicado a confirmar que os oito ocupantes resgatados "estão bem", continuando desaparecidas três pessoas. "As operações de busca e resgate continuam, com o envolvimento da Marinha Americana e da Força de Auto-Defesa Marítima do Japão", lê-se no documento.

Pub

De acordo com o Ministério da Defesa do Japão, o avião C-2 despenhou-se a 150 quilómetros a noroeste do atol japonês de Okinotoroshima na altura em que participava num exercício naval conjunto entre as forças japonesas e norte-americanas no Pacífico.

Pub

De acordo com um comunicado da 7.ª Esquadra da Marinha de Guerra dos Estados Unidos, com base no Japão, as operações de busca e resgate foram acionadas de imediato.

"A operação de resgate dos tripulantes está em curso sendo que a avaliação das condições de saúde dos tripulantes vai ficar a cargo das equipas médicas do USS Ronald Reagan", refere o comunicado.

O local do incidente localiza-se no mar das Filipinas a sudoeste da base naval norte-americana de Okinawa.

Pub

As identidades dos tripulantes ainda não foram divulgadas e as causas do acidente ainda não foram determinadas, acrescenta a Marinha dos Estados Unidos.

A Marinha dos Estados Unidos registou este ano dois incidentes no Pacífico e que provocaram a morte a 17 marinheiros o que provocou o afastamento de oito oficiais de alta patente, incluindo o comandante da 7.ª Esquadra.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar