Balanço provisório aponta pelo menos uma morte devido às chuvas em Luanda
Há registo de casas submersas, queda de árvores e ruas alagadas e intransitáveis.
Pelo menos uma pessoa, uma mulher de 70 anos, terá morrido em consequências das fortes chuvas que atingiram Luanda desde a madrugada desta segunda-feira, com registo de casas submersas, queda de árvores e ruas alagadas e intransitáveis.
O balanço provisório sobre as chuvas foi transmitido esta segunda-feira à Lusa pela porta-voz do Serviço de Proteção Civil e Bombeiros, inspetora-chefe Denise Panzo, dando conta que o município de Viana, um dos mais populosos de Luanda, foi o mais afetado pela tempestade
"Continuamos com algumas ruas alagadas, outras intransitáveis, principalmente as ruas secundárias e terciárias estão mesmo intransitáveis, também temos o relato da via expressa/sentido Zango (Viana), e um dos municípios mais críticos é mesmo Viana", disse a porta-voz.
Segundo a responsável, a Comissão Provincial de Proteção Civil continua a fazer o levantamento das consequências das chuvas e a acudir às zonas mais críticas e também a investigar os relatos de uma possível vítima das enxurradas.
"Estamos a fazer diligências para constatar se o facto é mesmo verídico da morte desta anciã de 70 anos", explicou.
Além de Viana, o município do Kilamba Kiaxi figura também da lista dos mais afetados, sobretudo no interior dos bairros, com ruas alagadas e intransitáveis.
Luanda, capital angolana tem registado intensa chuva nas últimas semanas, sendo que o mesmo fenómeno foi registado na madrugada desta segunda-feira, com aguaceiros que duraram mais de seis horas.
O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica de Angola (Inamet) alerta para a ocorrência de chuvas intensas acompanhadas com trovoadas nas províncias do Bengo, Cuanza Norte, Cuanza Sul e Luanda até as 13:00 locais desta terça-feira, 12 de dezembro.
A instituição meteorológica refere, em comunicado, que a província do Cuanza Norte registará o maior volume de chuvas e emitiu, por isso, o alerta laranja para aquela localidade.
Também a província de Benguela está em alerta amarelo devido às previsões de mau tempo, com chuvas fortes e tempestade, até terça-feira.
A escala de avisos progride a partir do verde (sem avisos), para o amarelo (fique atento), laranja (fique preparado) e vermelho (perigo, tome medidas).
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt