Bandeira cubana içada em Washington

Um gesto histórico que marca a renovação dos laços diplomáticos entre Havana e Washington.

20 de julho de 2015 às 12:22
Bandeira, Cuba, EUA, Havana, diplomacia Foto: Reuters
Partilhar

A bandeira cubana foi esta segunda-feira içada no Departamento de Estado norte-americano, num gesto histórico que marca a renovação dos laços diplomáticos entre Havana e Washington e a abertura das embaixadas nas duas capitais, após 54 anos.

As relações diplomáticas foram retomadas oficialmente às 00h00 desta segunda-feira, com a bandeira cubana a ser içada algumas horas mais tarde, num gesto que visa enterrar décadas de afastamento entre os dois países.

Pub

Pelas 4h00 locais (9h00 em Portugal continental), a bandeira de Cuba juntou-se aos restantes estandartes de todo o mundo içados na entrada do Departamento de Estado na capital norte-americana, de acordo com um fotógrafo da agência de notícias francesa France Presse.

O restabelecimento oficial das relações diplomáticas entre os dois países, após mais de meio século de tensões herdadas da Guerra Fria, marca o fim da primeira fase desse processo iniciado a 17 de dezembro de 2014, mas o Presidente cubano, Raúl Castro, insiste em que as relações bilaterais só serão normalizadas quando o seu homólogo norte-americano, Barack Obama, utilizar os seus "poderes executivos" para pôr fim ao embargo imposto à ilha em 1962.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar