Bandeira pode mudar se o 'sim' vencer na Escócia

'Union Jack' combina as cores dos três santos padroeiros de Inglaterra, Irlanda e Escócia.

17 de setembro de 2014 às 14:26
Escócia, referendo, Union Jack Foto: Andy Rain/EPA
Partilhar

Se a Escócia escolher a independência no referendo de quinta-feira, o Reino Unido vai mudar e, eventualmente, também a sua bandeira nacional, a famosa 'Union Jack'.

Desenhada há mais de 200 anos, a 'Union Jack' combina as cores dos três santos padroeiros de Inglaterra, Irlanda e Escócia. Em caso de independência da Escócia, a cruz branca diagonal sobre fundo azul pode desaparecer.

Pub

Num tal caso, seria necessário decidir um novo desenho, com a entrada, ou não, da cor verde e do dragão vermelho da bandeira do País de Gales, ausentes da 'Union Jack'.

"Mudar para quê?"

Segundo um inquérito realizado pelo Flag Institute, a associação britânica de vexilologia (estudo das bandeiras e suas simbologias), 65% dos inquiridos afirmaram que a bandeira deve mudar.

Pub

A questão mais difícil, segundo um dos responsáveis da associação, Graham Bartram, será a de saber mudar para quê: "As opiniões são muito divergentes", disse à agência France Presse.

Downing Street fez saber, através de um porta-voz, que não está a considerar nenhuma alternativa e "não tem previsto qualquer plano sobre esse assunto".

O Flag Institute, que recebeu numerosas propostas, considera que o governo "não vai tentar impor o que quer que seja" e deixará a escolha aos cidadãos, certamente através de uma votação.

Pub

Mas Graham Bartram não vê razão para mudar: "É a bandeira mais reconhecível do mundo, porquê abandoná-la?", questiona.

"Design único"

A 'Union Jack', comparável a um ícone e que surge em todos os suportes imagináveis - do postal à chávena de chá, passando pelo pronto-a-vestir -, deve a sua popularidade, segundo Bartram, a "um design verdadeiramente único", fácil de reconhecer por todos, e à expressão da potência da antiga Marinha britânica, "que levou a bandeira a todo o lado", a todos os mares do globo.

Pub

A 'Union Jack' deve aliás o seu nome às pequenas bandeiras colocadas na parte da frente dos navios, sendo que 'jack' significa pequena, explicou.

No entanto, segundo constitucionalistas ouvidos pelo jornal The Guardian, se a Escócia se tornar independente mas mantiver a rainha Isabel II como chefe de Estado, como prometeram os nacionalistas, não será necessário alterar a bandeira, que representa mais uma união de coroas que uma união de nações.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar