Barack Obama preocupado com crise política venezuelana
Considera-a um "interesse" de todos os países do continente americano.
O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, manifestou-se na segunda-feira preocupado com a crise política e económica venezuelana, considerando-a um "interesse" que deve ser partilhado por todos os países do continente americano.
"Apesar de que não discutimos amplamente sobre a Venezuela, sim abordamos esse tema. Toda a região está interessada nesse país o que responde às aspirações desse povo. Acredito que esse é um interesse que todos devemos partilhar", disse Obama em declarações transmitidas pelas televisões venezuelanas.
Barack Obama falava aos jornalistas em Havana, no âmbito daquela que foi a sua primeira deslocação oficial a Cuba, país onde o Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, realizou na sexta-feira uma visita relâmpago, antecipando a visita do primeiro mandatário norte-americano.
Pouco antes de Barack Obama referir-se à situação em Caracas, o Presidente de Cuba, Raul Castro, manifestou também preocupação pela situação venezuelana, sublinhando que a crise naquele país poderá afetar todo o continente americano.
"Intercambiamos (Raul Castro e Barack Obama), ademais, sobre temas internacionais, em particular aqueles que poderiam afetar a paz e estabilidade regional. Estava especialmente previsto e não houve tempo para concluir, abordar a nossa preocupação pela situação de desestabilização que se tenta fomentar na Venezuela, o que é contraproducente para o ambiente no continente", disse.
A visita de Barack Obama a Cuba é vista com "bons olhos" pela oposição venezuelana, para quem a recomposição das relações bilaterais entre Havana e Washington terá repercussão política, na busca de "um câmbio democrático, constitucional e em paz" para a Venezuela.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt