Bispo da IURD vence prefeitura do Rio

Marcelo Crivella bateu Marcelo Freixo na segunda volta.

01 de novembro de 2016 às 09:36
Marcelo Crivella, IURD Foto: Marcelo Sayao / EPA
Partilhar

Na mais importante vitória da sua ofensiva para conquistar poder político, a IURD, Igreja Universal do Reino de Deus, conseguiu no domingo eleger um dos seus bispos como autarca do Rio de Janeiro, a segunda maior cidade do Brasil. Marcelo Crivella, sobrinho do fundador da IURD, Edir Macedo, foi eleito num sufrágio marcado por forte abstenção.

Crivella foi eleito com 1,7 milhões de votos, enquanto abstenções, brancos e nulos somaram 2,03 milhões, evidenciando o descrédito de boa parte do eleitorado numa eleição em que o outro candidato era o radical de esquerda Marcelo Freixo.

Pub

De fala suave e gentil, Marcelo Crivella já protagonizou no entanto episódios polémicos, como quando, mais jovem, invadiu de arma na mão uma casa onde a IURD pretendia construir um templo e cujo morador não queria sair. Também já provocou protestos ao considerar religiões africanas como coisas demoníacas e ao atribuir a homossexualidade a um defeito na geração do feto.

Tal como na primeira volta, os grandes vencedores da segunda ronda, no domingo, foram o PSDB, de Aécio Neves, que vai governar 804 cidades brasileiras, e o PMDB, do presidente Michel Temer, que governará 1038, mas com menos habitantes.

A segunda volta confirmou ainda a estrondosa derrota do PT, de Lula da Silva, que caiu de terceiro para décimo partido, não conseguindo eleger um único autarca nesta segunda volta.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar