Bomba da II Guerra paralisa comboios em Paris
Engenho de 500 quilos e ainda por detonar encontrado nos carris da Gare du Nord.
A descoberta de uma bomba da Segunda Guerra Mundial, ainda por explodir, no meio dos carris em Saint-Denis, a cerca de 2,5 quilómetros da estação da Gare du Nord, no centro de Paris, provocou esta sexta-feira o caos nas ligações ferroviárias da cidade.
Dezenas de viagens de comboio e metro foram canceladas, causando impacto na vida de milhares de passageiros. Como todo o tráfego de e para a estação foi interrompido, também foram afetadas as ligações internacionais para Inglaterra, Bélgica, Alemanha e Países Baixos. A situação obrigou, ainda, ao encerramento da circulação rodoviária na zona de Saint-Denis, bem como parte da A1 - um importante eixo que liga a capital francesa ao Norte da Europa. As filas de trânsito chegaram a ultrapassar os 170 km. O engenho, com 500 quilos e 80 anos, foi encontrado no decurso de obras que estavam a ser realizadas na via. Durante as operações de inativação e desmantelamento da bomba, o ministro dos Transportes francês garantiu que não existia “perigo” em relação à segurança dos habitantes, mas havia “procedimentos” que era necessário realizar. A circulação de comboios só foi restabelecida após concluída a operação de remoção da bomba.
PORMENORES
movimento
A Gare du Nord é a terceira estação de comboios mais movimentada do Mundo, segundo o departamento turístico de Paris.
bombas
A descoberta de bombas das duas grandes guerras ainda são frequentes em França, mas é raro serem encontradas em zonas densamente povoadas.
segurança
Bomba não obrigou à retirada dos moradores em Saint-Denis, porque se encontrava “bastante longe” das zonas residenciais.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt