Bombeiros iniciam busca de sobreviventes casa a casa em Houston

Morreram 33 pessoas durante tempestade.

31 de agosto de 2017 às 22:45
Inundações em Houston, Texas Foto: Getty Images
Inundações em Houston, Texas Foto: Getty Images
Tempestade Harvey já matou 18 pessoas Foto: CMTV
Harvey, Instituto de Ciências Forenses, Estados Unidos, Houston, Harris, Texas, acidentes e desastres, meteorologia, inundações Foto: CMTV
Chuva que caiu em Houston, no Texas, atingiu em quatro dias a altura de 127 centímetros Foto: Getty Images
Chuva que caiu em Houston, no Texas, atingiu em quatro dias a altura de 127 centímetros Foto: Getty Images

1/6

Partilhar

Os bombeiros iniciaram esta quinta-feira uma busca casa a casa em dezenas de milhares de edifícios inundados em Houston, no Estado do Texas, para encontrar pessoas que tenham ficado retidas pelas águas fétidas da tempestade tropical Harvey.

As equipas de resgate procurarão também cadáveres de vítimas - que virão somar-se ao atual balanço de 31 mortos -- e estimam que poderão demorar até duas semanas para passar a pente fino todos os bairros que ficaram submersos por mais de 1,20 metros de chuva.

Pub

Assim que o nível da água começou a baixar na quarta maior cidade dos Estados Unidos, a ameaça de grandes danos causados pela tempestade avançou para uma região próxima da fronteira estadual entre os Estados do Texas e do Louisiana.

O corte de energia elétrica numa fábrica de químicos de Houston desencadeou explosões que levaram à emissão de um aviso de saúde pública.

Pub

Os incêndios e duas explosões que abalaram a fábrica Arkema Inc, no nordeste da cidade, causaram labaredas com entre nove e 12 metros de altura e uma coluna de fumo que o diretor da Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA) inicialmente descreveu como "incrivelmente perigoso".

Mais tarde, o responsável da FEMA recuou em relação a essa declaração, dizendo que o administrador da empresa de químicos, Brock Long, emitiu o aviso por excesso de zelo.

Uma análise da Agência de Proteção Ambiental ao fumo mostrou que este não representa um perigo imediato para a saúde pública.

Pub

Na capital texana, as últimas previsões indicam que a tempestade e as inundações causaram danos graves em mais de 37 mil casas e destruíram quase 7 mil, segundo o departamento de Segurança Pública do Texas.

Na sexta-feira, o Harvey tocou terra no Texas como um furacão de categoria 4, depois regressou ao mar e manteve-se ao largo da costa como tempestade tropical durante alguns dias, inundando Houston.

Os cinco dias consecutivos de chuva causados pela Harvey fizeram com que a água alcançasse mais de 1,30 metros de altura na cidade, tornando-a a maior queda de chuva alguma vez registada no território continental dos Estados Unidos.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar