Bruxelas não interfere em políticas nacionais

Pierre Moscovici garante que as autoridades europeias não hesitarão em "dar conselhos".

10 de março de 2016 às 16:57
Pierre Moscovici, Comissão Europeia, Mário Centeno, Portugal, Orçamento do Estado, economia, negócios e finanças, macroeconomia Foto: Reuters
Partilhar

O Comissário europeu dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, disse esta quinta-feira que a Comissão Europeia não quer interferir na política portuguesa, mas dará "conselhos" quando achar que o deve fazer.

"Não interferimos em decisões de política nacional, mas daremos conselhos em áreas em que tenhamos preocupações", afirmou hoje Pierre Moscovici, em conferência de imprensa conjunta com o ministro das Finanças, Mário Centeno, em Lisboa.

Pub

Ainda na declaração aos jornalistas, antes das perguntas, o comissário francês disse que nas reuniões que decorreram esta quinta-feira, durante a sua visita a Lisboa, as "autoridades [portuguesas] mostraram um muito forte compromisso europeu".

A visita a Portugal do comissário europeu dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, acontece quando se discute a eventual necessidade de medidas orçamentais adicionais este ano (o chamado 'plano B'), isto quando o Orçamento do Estado está em discussão no parlamento e falta a aprovação final.

Pub

Acontece ainda no meio de uma recente polémica que envolveu a Comissão Europeia, depois de na segunda-feira o próprio Pierre Moscovici ter afirmando em Bruxelas que o Governo português está a preparar medidas orçamentais adicionais para "quando" forem necessárias, e não "se" forem necessárias.

No dia seguinte, Moscovici veio clarificar as suas declarações da véspera, garantindo que não há qualquer mudança na posição de Bruxelas relativamente a Portugal.

"Se as minhas palavras foram interpretadas de forma ambígua, queria clarificar esta manhã: não, não há nenhuma mudança na nossa posição, (há) confiança na capacidade do Governo em integrar as opiniões da Comissão e as recomendações do Eurogrupo", afirmou então Moscovici.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar