Cabo Verde vai implementar 5G ainda este ano para melhorar serviços públicos
Governo pretende prestar cada vez mais serviços públicos de forma digital e remota.
O ministro da Economia Digital de Cabo Verde anunciou esta quarta-feira que o 5G, tecnologia de telecomunicações móveis em expansão a nível mundial, será implementado ainda este ano no arquipélago para melhorar serviços públicos e a um preço acessível.
"Ainda este ano vamos implementar, envolvendo todos os parceiros. Há um alinhamento muito forte das operadoras, da entidade reguladora e uma vontade clara do Governo, porque isto vai ser transformacional. O 5G é fundamental para a saúde à distância, educação, logística, indústria, sistema financeiro e serviços públicos digitais", afirmou Olavo Correia, durante a apresentação da proposta de Estratégia Nacional para a tecnologia.
O também vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças explicou que o Governo pretende prestar cada vez mais serviços públicos de forma digital e remota, garantindo oportunidades a todos os cidadãos, dentro do país e na diáspora.
O governante destacou que a economia do país será beneficiada, permitindo a ligação de milhões de dispositivos simultaneamente e assegurando serviços de qualidade aos cidadãos.
A estratégia para o 5G baseia-se num estudo elaborado por uma empresa internacional e será analisada com a participação de várias entidades, incluindo operadores privados, universidades, a entidade reguladora e parceiros internacionais, como o Banco Mundial e o Banco Africano de Desenvolvimento.
Em 2024, o Governo já tinha contado com assistência técnica sobre o tema, prestada por consultores com apoio do Banco Mundial, no valor de 20 milhões de dólares (18,5 milhões de euros), no âmbito do projeto Cabo Verde Digital.
Sobre o custo, Olavo Correia garantiu que o objetivo é tornar o 5G competitivo e acessível: "Queremos que o serviço seja mais competitivo e abordável. O Estado está a investir nas infraestruturas para garantir qualidade, reduzir custos, aumentar a concorrência e oferecer mais opções no mercado".
Cabo Verde tem dois operadores móveis: a estatal CV Telecom, com posição dominante, e a privada Unitel.
O 5G é a tecnologia móvel mais avançada, lançada em 2019, com velocidades superiores ao 4G, mas a sua utilização depende da implementação e cobertura oferecidas pelos operadores.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt