Caças da NATO abatem drone que invadiu espaço aéreo da Lituânia

Incidente eleva a fasquia da tensão na ala leste da Aliança Atlântica.

14 de setembro de 2026 às 22:54
Caças NATO abatem drone que inadiu espaço aéreo da Lituânia Foto: AP Photo/Andreea Alexandru, File
Partilhar

Um drone não identificado cruzou e entrou no espaço aéreo lituano, esta segunda-feira, acabando por ser intercetado e destruído por caças da NATO, divulgou o presidente da Lituânia, Gitanas Nauseda. 

Em comunicado na rede social X, o chefe de Estado lituano detalhou a ocorrência e deixou expressos agradecimentos às forças aliadas pela prontidão operacional. Nauseda aproveitou ainda para vincular o sucedido ao contexto de instabilidade gerado pela guerra no território ucraniano, sublinhando que a Lituânia não hesitará em proteger as suas fronteiras aéreas.

Pub

"Com a Rússia a intensificar a sua agressão contra a Ucrânia, tal prontidão é vital para nossa região. Juntamente com os nossos Aliados da NATO, a Lituânia defenderá o seu espaço aéreo", afirmou Nauseda. Por outro, Moscovo ainda não reagiu.

Este novo incidente eleva ainda mais a fasquia da tensão na ala leste da Aliança Atlântica.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar