Cancelada conferência de imprensa da Nobel da Paz em Oslo
María Corina Machado ia receber o prémio esta quarta-feira na capital noruguesa. Motivo pode estar relacionado com dificuldades na viagem.
A conferência de imprensa da opositora venezuelana María Corina Machado, Prémio Nobel da Paz, prevista para esta quarta-feira, foi cancelada, segundo adianta a agência de notícias norueguesa NTB.
Até ao momento não existem mais informações sobre o cancelamento da conferência de imprensa, nem tão pouco se sabe se Corina vai receber ainda esta quarta-feira o prémio Nobel da Paz, como estava previsto.
De acordo com a CNN, o motivo pode estar relacionado com dificuldades na viagem da Venezuela para a Noruega.
A irmã de Corina, Clara Machado, confirmou entretanto a uma rádio colombiana que a Nobel da Paz "está a tentar chegar a Oslo, que é o seu desejo". "Tenho fé e esperança que vai conseguir chegar e estar cá", disse.
"A própria María Corina Machado referiu em entrevistas como seria difícil a viagem para Oslo. Por isso, neste momento não podemos fornecer mais informações sobre quando e como será a cerimónia de entrega do Prémio Nobel da Paz", disse à CNN fonte do Instituto Nobel.
Desde que foi anunciada vencedora do Nobel da Paz, em outubro, surgiram várias informações que apontavam no sentido de María Corina Machado não estar presente, pois vive na clandestinidade devido à perseguição do regime de Nicolás Maduro, intensificada após as eleições presidenciais de 2024.
O procurador-geral da Venezuela, Tarek William Saab, disse à agência de notícias AFP em novembro que Corina Machado seria considerada uma "fugitiva" caso viajasse para Noruega para receber o Nobel da Paz.
María Corina Machado é líder da oposição na Venezuela e luta por eleições livre no país. O Comité Norueguês afirmou na altura da atribuição do prémio que a vencedora "mantém acesa a chama da democracia, no meio de uma escuridão crescente".
O prémio foi-lhe atribuído "pelo seu trabalho incansável na promoção dos direitos democráticos do povo da Venezuela e pela sua luta para alcançar uma transição justa e pacífica da ditadura para a democracia".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt