Trump e Clinton perto da nomeação

Candidatos favoritos reforçaram liderança na Super Terça-Feira.

03 de março de 2016 às 01:45
Donald Trump, Hillary Clinton, Estados Unidos, política, eleições, Casa Branca Foto: Javier Galeano/Reuters e Scott Audette/Reuters
Partilhar

Os favoritos às presidenciais dos EUA confirmaram as credenciais nas primárias da Super Terça-Feira. Na corrida republicana, o magnata Donald Trump esmagou a concorrência ao arrebatar sete dos 11 estados que votaram a 1 de março e Hillary Clinton teve prestação semelhante nas primárias democratas.O outro ‘vencedor’ da noite foi o republicano Ted Cruz. Além de vencer no Texas, estado que representa no Senado, arrebatou Alasca e Oklahoma, reforçando, desta forma, a sua condição de única alternativa credível à nomeação de Trump como candidato do Partido Republicano às presidenciais de 8 de novembro.

Em discurso no Texas, Cruz instou os três outros pretendentes republicanos ainda na corrida a desistirem em seu favor. "A nossa campanha foi a única que já venceu e que pode vir a vencer Trump", afirmou.

Pub

Um dos visados por Cruz é o senador da Florida, Marco Rubio. Favorito do aparelho do partido, Rubio teve mais uma noite amarga. Ganhou apenas os ‘caucus’ no Minnesota, na que é a sua primeira vitória desde o início das primárias, onde já votou um total de 15 estados. O fracasso na Virginia, onde apostou tudo mas onde perdeu para Trump (32% contra 35%), torna ainda mais improvável a sua pretensão de ser alternativa.

Por outro lado, Trump reforçou a imagem de escolha inevitável ao somar aos três triunfos consecutivos que trazia na bagagem vitórias no Alabama, Georgia, Massachusetts, Tennessee, Virginia, Arkansas e Vermont.

Pub

A favorita democrata, Hillary Clinton, copiou Trump à letra e arrebatou também sete estados nas primárias do seu partido.

Com mais estas vitórias na bagagem, a antiga secretária de Estado ignorou o rival no partido, Bernie Sanders e, num discurso em Miami, na Florida (estado que vota no dia 15), dirigiu palavras críticas a Donald Trump: "Nunca as apostas foram tão altas e a retórica do outro lado nunca foi tão baixa. Tentar dividir a América entre nós e eles é errado e não vamos deixar que resulte".

Sanders venceu no Vermont, que representa no Senado, no Minnesota, Oklahoma e Colorado. Este estado, contudo, votou em ‘caucus’ (assembleias partidárias) e só em abril seleciona os delegados para a convenção do Partido Democrata.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar