Capitais europeias em alerta máximo
Ataques podem ocorrer em zonas de grande concentração.
A Europa poderá ser alvo de mais ataques terroristas já nos próximos dias e está em alerta máximo até ao Ano Novo, revelou este sábado a polícia da Áustria. As autoridades daquele país confirmaram o reforço das medidas de segurança em Viena, depois de terem recebido um aviso "credível" sobre possíveis ataques terroristas em várias capitais europeias.
Segundo um comunicado emitido pelas forças de segurança, os avisos, feitos pelos serviços secretos de um país "amigo da Áustria" dias antes do Natal, contêm nomes concretos de possíveis terroristas e admitem a possibilidade de "ataques com explosões e disparos em locais com grande concentração de pessoas nos próximos dias e até ao Ano Novo".
"Trata-se de um indício que, devido à sua intensidade, indica que enfrentamos uma situação de perigo mais elevado" do que a vivida até agora, lê-se na nota.
Este é um alerta que surge depois de uma vaga de ataques concertados no dia 13 de novembro, em Paris, ter causado a morte de 130 pessoas e ferido mais de 300.
A polícia austríaca advertiu ainda os cidadãos para a necessidade de mais controlos de segurança, com medidas adicionais que incluem a vigilância em espaços lotados, especialmente em grandes eventos e em centros de grande tráfego, assim como rigorosos controlos de identidade e de objetos que possam transportar explosivos, tais como bolsas ou "quadros de bicicletas".
Também um porta-voz do Ministério do Interior alemão admitiu o estado de alerta.
"A Alemanha ainda está na mira do terrorismo jihadista", afirmou, acrescentando que o país já tinha revisto e adaptado novas medidas de segurança na sequência dos atentados em França.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt