Celebrações de Natal com registo de 20 mortos em Angola
Apesar do número de mortes, a polícia afirmou que situação pública no país "é estável, segura e tranquila", exortando os cidadãos a uma postura cívica e responsável nos festejos.
Pelo menos 20 pessoas morreram durante as celebrações de Natal em Angola devido a acidentes rodoviários, homicídio e afogamentos, entre outras causas, anunciou esta quinta-feira a polícia angolana, considerando que a situação de segurança pública no país "é estável".
O balanço preliminar da véspera de Natal nas 21 províncias angolanas foi apresentado esta quinta-feira pelo porta-voz da "Operação Sentinela Natal 2025", o subcomissário Mateus Rodrigues, dando nota de que neste período foram registados 119 crimes.
"Ao longo do período a situação foi considerada estável, não obstante terem sido participados 119 crimes, que resultaram na detenção de 117 presumíveis autores, sendo 75 em flagrante delito", disse o oficial da polícia angolana.
Entre as ocorrências criminais, destacou o homicídio que ocorreu na província do Namibe, dando nota também de que as autoridades registaram 33 acidentes de viação, que resultaram em 11 mortes e 59 feridos. Excesso de velocidade, ultrapassagem irregular e condução sob efeito de álcool estiveram entre as causas.
De acordo com Mateus Rodrigues, os bombeiros registaram, nas últimas 24 horas, um total de 77 ocorrências com oito vítimas mortais, nomeadamente cinco afogamentos, dois presumíveis suicídios e uma intoxicação alcoólica.
Salientou ainda que a situação pública no país "é estável, segura e tranquila" exortando os cidadãos a uma postura cívica e responsável nos festejos natalícios.
Um total de 140.000 efetivos da polícia e das Forças Armadas Angolanas foram mobilizados para o asseguramento de Natal.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt