Cheias no Sudeste Asiático já fizeram mais de 500 mortos

Indonésia, Tailândia e Sri Lanka registam centenas de vítimas mortais.

29 de novembro de 2025 às 09:09
Ciclone Ditwah deixou um rasto de destruição no Sudeste Asiático Foto: Nazar Chaniago/AP
Partilhar

Não para de aumentar o número de mortos devido às cheias que nos últimos dias têm assolado vários países do Sudeste Asiático. Os últimos números apontam para mais de 500 vítimas mortais em países como a Indonésia, Tailândia, Sri Lanka e Malásia à passagem do ciclone tropical Ditwah, avançam as várias autoridades locais.

A situação mais crítica é neste momento na Indonésia, onde pelo menos 248 pessoas perderam a vida, de acordo com a Associated Press, um número que as autoridades do país temem que possa vir a aumentar, devido ao elevado número de desaparecidos (pelo menos 100 de acordo com as últimas estimativas) e dificuldades de acesso a várias áreas afetadas.

Pub

Na Tailândia, a Reuters avança que pelo menos 162 pessoas morreram, citando o porta-voz do governo do país. Já no Sri Lanka há a registar até ao momento 123 vítimas mortais, com mais 130 desaparecidos.

Na Malásia, comparativamente menos afetada, ainda assim duas pessoas perderam a vida e dezenas de milhares foram retiradas de casa devido ao risco causado pela tempestade, que está a causar fortes inundações e a provocar danos materiais consideráveis.

A situação continua a ser crítica nas próximas horas, sendo esperado que o ciclone atinja a seguir várias regiões da Índia. As autoridades indianas já emitiram um aviso vermelho para várias províncias daquele que é o país mais populoso do mundo, e alertam para a probabilidade de chuva e vento extremos.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar