Cheney ocultou programa da CIA
O ex-vice-presidente norte-americano Dick Cheney terá ordenado à CIA que escondesse do Congresso um novo programa antiterrorista lançado após o 11 de Setembro. O novo director da agência de espionagem, Leon Panetta, suspendeu o programa secreto no mês passado.
De acordo com o jornal ‘The New York Times’, que cita fontes anónimas, o programa, cujo conteúdo não é conhecido, foi implementado após os atentados de 11 de Setembro de 2001, conforme declarou junto do Senado e da Câmara dos Representantes o novo director da CIA. Em duas reuniões à porta fechada, realizadas com representantes daqueles órgãos, Panetta, designado para o cargo em Janeiro último pelo presidente, Barack Obama, garantiu que havia ordenado a suspensão do referido programa a 23 de Junho, após ter tomado conhecimento da sua existência por um dos seus subordinados.
No entanto, membros dos serviços de inteligência e do Congresso garantiram ao jornal nova-iorquino que o programa nunca chegou a estar totalmente operacional, tendo apenas decorrido trabalhos de planificação e de treino entre 2001 e este ano. As mesmas fontes acrescentaram que o plano antiterrorista não está relacionado com o controverso programa de interrogatórios a suspeitos de terrorismo.
Refira-se que a lei norte-americana exige ao presidente que garanta que os comités de inteligência da Câmara dos Representantes e do Senado sejam "plenamente informados" sobre as actividades realizadas pelos serviços de informações.
TORTURAS PODEM SER INVESTIGADAS
O procurador-geral norte-americano, Eric Holder, admitiu ordenar a abertura de uma investigação às práticas de tortura nos interrogatórios efectuados durante a era de George W. Bush, mesmo contra a vontade expressa da administração de Barack Obama.
Holder tenciona tomar dentro de semanas a decisão final de nomear um procurador criminal para aquela investigação, revelou a agência Associated Press, que citou uma fonte anónima. Em causa estão os controversos métodos de interrogatório a suspeitos de terrorismo utilizados durante a administração Bush, considerados tortura na maioria dos países.
APONTAMENTOS
"NÃO ESTÁ ACIMA DA LEI"
Reagindo prontamente ao silenciamento da CIA por parte do ex-vice-presidente norte--americano Dick Cheney, senadores do Partido Democrata lembraram que este "não se encontra acima da lei".
‘WATERBOARDING’
Dick Cheney foi sempre um dos maiores defensores das técnicas de interrogatório utilizadas pela CIA na luta contra o terrorismo, como a do ‘waterboarding’ (afogamento simulado).
ESCUTAS FALHARAM
A notícia foi publicada um dia após ter sido conhecido o teor de um relatório do Congresso sobre o programa de escutas secretas da era Bush, o qual realçou a falta de resultados práticos do plano de Cheney.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt